(Cespe - Juiz Federal Substituto 3ª região/2011) Publicada lei de vigência imediata que revogou normas anteriores, houve ajuizamento de ADI, tendo sido a referida lei declarada inconstitucional dois meses depois de sua publicação.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) Para preservar a segurança das relações, deve-se, como regra, manter a exigibilidade do título fundado na lei declarada inconstitucional.
b) Em razão do princípio da obrigatoriedade simultânea, a lei teve vigência, por dois meses, em todo o território nacional e em outros países.
c) A declaração de inconstitucionalidade deve afetar os atos praticados durante a vigência da lei, visto que, na hipótese, se admite, de acordo com o ordenamento nacional, repristinação.
d) A declaração de inconstitucionalidade afeta a vigência da lei assim declarada da mesma forma que opera o esgotamento do prazo nas leis temporárias.
e) Dada a declaração de inconstitucionalidade, a decisão afeta os atos praticados no período da vacatio legis.
Gabarito: Letra C. "A declaração de inconstitucionalidade de uma lei alcança, inclusive, os atos pretéritos com base nela praticados, eis que o reconhecimento desse supremo vício jurírico, que inquina de total nulidade os atos emanados do Poder Público, desampara as situações constituídas sob sua égide e inibe - ante a sua inaptidão para produzir efeitos jurídicos válidos - a possibilidade de invocação de qualquer direito. - A declaração de inconstitucionalidade em tese encerra um juízo de exclusão, que, fundado numa competência de rejeição deferida ao Supremo Tribunal Federal, consiste em remover do ordenamento positivo a manifestação estatal inválida e desconforme ao modelo plasmado na Carta Política, com todas as consequências daí decorrentes, inclusive a plena restauração da eficácia das leis e das normas afetadas pelo ato declarado inconstitucional" (STF - Pleno, Ac un. ADIN 652 - MA - Questão de Ordem - Rel. Min. Celso de Mello, DJU de 02.04.92, p. 5.615). "Já se afirmou, no início desta decisão, que a declaração de inconstitucionalidade in abstracto, de um lado, e a suspensão cautelar de eficácia do ato reputado inconstitucional, de outro, importam - considerado o efeito repristinatório que lhes é inerente - em restauração das normas estatais revogadas pelo diploma objeto do processo de controle normativo abstrato. Esse entendimento - hoje expressamente consagrado em nosso sistema de direito positivo ( Lei nº 9.868/99, art. 11, §2º)..." (STF ADIn 2.215/PE)
(Cespe - Juiz Federal Substituto 3ª Região/2011) De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, a capacidade para suceder é regulada pela lei
a) de nacionalidade do herdeiro ou legatário
b) do domicílio do herdeiro ou legatário.
c) em que se encontra o herdeiro ou legatário.
d) de nacionalidade do de cujus
e) do último domicílio do de cujus
Resposta: Alternativa B. Trata-se da Leitura do Art. 10 da Lindb, com especial atenção ao §2º.
(TRF4 - Juiz Federal Substituto 4ª região/2010) Assinalar a alternativa INCORRETA
Será executada no Brasil a sentença proferida no estrangeiro desde que:
a) Não tenha havido revelia.
b) Haja sido proferida por juiz competente.
c) Tenha passado em julgado.
d) Tenha sido traduzida por intérprete autorizado.
e) Tenha sido homologada pelo Superior Tribunal de Justiça.
Gabarito: Letra A. Basta a leitura atenta do art. 15, observada a revogação da alínea "e" em razão da Emenda Constitucional nº 45 que atribui a homologação da sentença estrangeira ao STJ.